30 abril 2009

Episódio O Outro lado da lua


Depois de uma curta féria de lagarto, a turminha resolve agitar e fazer uma viagem a lua, levando com eles a medrosa tia Nastácia, que aceitou essa aventura por uma única razão: conhecer São Jorge. No sítio todos recebem as visitas de vários astrônomos como Galileu, Copérnico, Giordano Bruno entre outros.

Episódio Quem Tem boca vai a roma


Vários personagens da Roma antiga estão presentes neste episódio e Emília e a turma presencia inúmeros fatos da História como a traição ao imperador César, a ascensão de Marco Antônio e o triste fim da rainha Cleópatra.

Episódio Memórias de Emília


Emília resolve contar suas memórias, só que para isso resolve perturbar a paz do sábio Visconde, pois é ele que terá que escrever tudo o que ela ditar e concordar com as mais absurdas mentiras inventadas por ela, para ser colocado no livro.

29 abril 2009

Episódio A Morte do Visconde


Após receber uma pancada na cabeça, Visconde volta a ser um simples boneco de milho sem vida. Logo a turminha trata de providenciar outro boneco para substituí-lo, mas o novo sabugo é totalmente diferente do esperado, não é nada sábio e extremamente levado.
O descontentamento da turma faz nascer uma idéia: enterrar o corpo do Visconde e esperar brotar um novo sabugo de milho para a criação de um novo boneco, seria uma idéia fácil de ser realizada se o novo visconde não tentasse a todo custo destruir a semente de milho para impedir o renascimento do sábio sabugo.

Episódio Reinação Atômica


Andira é uma robô em fase de experiência que está completamente descontrolada, ela se aproxima de Emília para comandar uma rebelião contra todos os seres humanos,para isso transforma todas as bonecas de pano das redondezas em gente para invadir o sítio a fim de dominar o mundo e conseguir que o planeta seja dominado apenas por bonecas.

28 abril 2009

O Minotauro


Até quando poderá durar a tranqüilidade no sítio de Dona benta? Cercada por todos, ela inicia mais uma sessão de história, e o assunto escolhido é a Grécia, o teatro, a comédia e a tragédia são logos lembrados, como não podia deixar de ser a mitologia grega surge logo na conversa. Pedrinho, sempre muito interessado em saber de tudo pede à avó que conte a história do Minotauro, a criatura com corpo de homem e cabeça de touro.
Dona Benta começa a falar o que sabe sobre mitologia grega, quando uma estranha visita chega ao sítio e consegue levar tia Nastácia para bem longe dali.

Episódio Os Piratas do Capitão Gancho


Depois de uma forte tempestade, o mar aparece nas redondezas do sítio e com ele um grupo de piratas, tendo como líder o terrível Capitão Gancho, que tenta dominar a casa em busca de tesouro. Do outro lado do mar, Branca de Neve tenta um jeito de reencontrar seu filho Periquito que está como refém nas mãos dos piratas.

Episódio A Raiz Milagrosa


Emília não anda nada satisfeita com as “injustiças” da natureza e resolve reformar tudo fazendo as mais absurdas mudanças, quem não gosta nada disso é o rabicó que para comer a sua tão desejada abóbora tem que subir na árvore

Episódio Cupido Maluco


Com tanta falta de amor no mundo, a travessa Emília resolve ir ao Olimpio e trazer para o sítio o Cupido, o próprio Deus do amor, e dar um jeito de fazer todos ficarem mais amáveis.
Tia Nastácia, Pedrinho, Narizinho e até mesmo Dona Benta são atingidos pela flecha do amor que faz todo mundo mudar completamente de comportamento e tomar atitudes inusitadas causando muita confusão no sítio.

27 abril 2009

Episódio O Terrível passáro Roca


Após visitar o país das fábulas a turma resolve voltar para que Dona Benta possa conhecer o senhor de La Fontaine, mas ao chegar eles vão parar em um lugar totalmente diferente do esperado, justamente nas garras do gigantesco pássaro roca e só depois descobrem que o Visconde e o burro falante estão amarrados na pata da terrível criatura, só com a ajuda do Barão de Murchassem eles conseguirão destruí-lo.

Episódio Peninha o menino invisível


Pedrinho conhece Peninha, o menino invisível que através da palavra mágica, levará a turma toda para conhecer o país das fábulas onde se encontra várias personalidades como senhor de La Fontaine e curiosidades como o conselheiro burro falante

Episódio O Anjinho da Asa Quebrada


Emília vê uma estrela caindo do céu e faz alarde para todo mundo, mas ninguém acredita, o que a deixa furiosa, ela vai até o terreiro verificar o que houve e para sua surpresa encontra um anjinho com a asa machucada. Todos idolatram a doce criatura, mas Emília tem logo interesse que ele trabalhe no seu circo de escavalinho, para isso tenta o tempo todo cortar as suas asinhas para que ele não voe antes da tão sonhada inauguração, mas o inevitável acontece e ele foge para o céu, aparecendo somente na hora do espetáculo no circo.

26 abril 2009

Episódio João Faz de Conta


Pedrinho se entusiasma com a história de Pinóquio e resolve dar vida a um boneco de madeira para alegrar o sítio, para isso resolve ir à mata buscar a madeira falante que na verdade não passa de uma invenção de Emília para enganar o garoto em troca de mais um item para a sua canastra, resolvido o mal entendido temos no sítio um novo boneco: João faz de conta.
Temos também a história do malandro gato Fuzuê que entrou no sítio conquistando a confiança de todos, mas que na verdade foi revelado como ladrão graças às investigações do Visconde de Sabugosa.

Episódio A Cuca Vai Pegar


Narizinho passeia pela mata, quando de repente é surpreendida pela Cuca, que a transforma em pedra, prometendo acabar com todos do sítio.
Pedrinho, com a ajuda do Saci vai até a gruta da bruxa a fim de salvar sua prima e todos que foram enfeitiçados, para isso terá que pegar um fio de cabelo da Iara para acabar com a maldade da Cuca, que os transformou em pedra.

25 abril 2009

Episódio O Picapau Amarelo


“Longe, muito longe dos edifícios altos e das cidades grandes, num lugar em que não há máquinas ruidosas para demolir o velho e construir o novo em nome de uma febre que se chama progresso; num pedaço de terra, em que a paz e o sossego ainda são muito mais importantes do que um arranha-céu ou do que qualquer aparelho de conforto, no ramal desconhecido de uma velha ferrovia esquecida junto a um povoado tranqüilo e pacato existe um sítio que só mesmo a imaginação de um homem genial poderia ter criado.


É lá que a prodigiosa Tia Nastácia cuida das flores com o mesmo carinho que prepara os bolinhos mais deliciosos do mundo; é lá, que numa casinha simples vive Dona Benta Encerrabodes de Oliveira, a mais feliz das vovós e sua neta Lúcia, a menina do narizinho arrebitado – Narizinho como todos a chamam - e Emília, uma boneca toda desengonçada feita de retalhos pelas mãos da boa Tia Nastácia.Emília é desengonçada sim, mas é a boneca de que Narizinho mais gosta e este lugar tão feliz, tem um nome encantado. É lá O SITIO DO PICA PAU AMARELO”.
Foi partindo desta premissa que um dos mais importantes programas infantis da tv brasileira foi criado. É difícil definir uma sinopse para os capítulos iniciais, nas palavras de seu principal roteirista, Wilson Rocha:


“Quando o Sítio começou, os autores éramos apenas eu, o Paulo Afffonso Grisolli (recém falecido), e - por um curtíssimo espaço de tempo, o Giuseppe Ghiaroni. Logo o Ghiaroni saiu para o SBT, e ficamos eu e o Grisolli. Esse "episódio" contínuo não era bem como você diz. Eu e Grisolli íamos narrando por nossa conta, sem a exata ordenação de que personagem é criado, quem aparece e quando...Não havia uma sinopse. O líder dessa fase era o Grisolli, com quem eu trabalhava grudado, e o Ghiaroni era mais uma espécie de caudatário da dupla, que contribuía com excelentes idéias, mas que - do mesmo modo que eu - não conseguia conter o ímpeto criativo do Grisolli, sempre brilhante e incontrolável. Lembro que inventamos um cara que ficou preso numa urna (vaso) árabe, e que viajava como presente de parentes para o Elias Turco, e nunca conseguia chegar ao arraial de Tucanos. Lembro de uma família italiana maluca, que, como a tal urna, jamais esteve em Lobato. No meio disso a fuga de um rinoceronte, que ia parar no Sítio, e se torna Quindim. Era muito divertido, mas não era Lobato puro. O que nós fazíamos era uma série contínua e com pouco Lobato. Mas, naquela fase minha com o Grisolli, a direção da Globo teve o bom senso de nos mandar parar com a "loucura" e voltar a Lobato, e com episódios fechados de 20 a 30 capítulos, como ficou até o fim. Eu e Grisolli fizemos assim 70 capítulos, e, porque reagiu e não concordou, o Grisolli foi afastado, e, para escrever pouco mais de um ano, sem nenhum contato comigo, veio o Benedito Ruy Barbosa, que depois também saiu, dando lugar ao Marco Rey e ao Sylvan Paezzo, que criaram comigo pelo resto dos dez anos que o Sítio durou. Como te disse, não há sinopse geral. Cada um dos 70 capítulos teve uma longa e detalhada escaleta de assuntos, pela qual mais ou menos se podia saber o que acontecia em cada um.”
Wilson Rocha.


Nesses 70 capítulos, o começo de tudo é contado, entremeado por essas deliciosas “maluquices” que aconteciam: Pedrinho ainda estava na cidade (de castigo por suas travessuras) com sua mãe Antonica. Enquanto isso no sítio, Narizinho e Dona Benta tentam convencer a mãe do menino a deixá-lo ir para o Pica Pau Amarelo. Antonica cede ao apelos e deixa Pedrinho ir. Na maior festa, Dona Benta, Tia Nastácia e a menina iniciam os preparativos para recebê-lo. Quando finalmente chega ao sítio, Pedrinho, Narizinho e Emília (ainda uma simples bonequinha de pano sem fala) partem para as aventuras que maravilharam crianças ao longo dos anos, como a visita ao Reino das Águas Claras onde conhecem o Príncipe Escamado e toda a sua corte.

Elenco do sítio antigo


ZILKA SALABERRY-Dona Benta
JACYRA SAMPAIO-Tia Nastácia
ANDRÉ VALLI-Visconde de Sabugosa
DIRCE MIGLIACCIO-Emília (1977)
RENY DE OLIVEIRA– Emília (1978-1982)
SUZANA ABRANCHES-Emília (1983-1986)
JULIO CÉSAR-Pedrinho (1977-1980)
MARCELO JOSÉ-Pedrinho (1981-1984)
DANIEL LOBO-Pedrinho (1985-1986)
ROSANA GARCIA-Narizinho (1977-1980)
DANIELA RODRIGUES-Narizinho (1981-1982)
ISABELA BICALHO-Narizinho (1983-1984)
GABRIELA SENRA-Narizinho (1985-1986
DORINHA DUVAL-Cuca (1977-1980)
STELA FREITAS-Cuca (1978-1980)
CATARINA ABDALLA-Cuca (1981-1986)
SAMUEL SANTOS-Tio Barnabé
ROMEU EVARISTO-Saci
WALDIR MAIA-Quirino
TONICO PEREIRA-Zé Carneiro
CANARINHO-Garnizé
IVAN SENNA-João Perfeito
ZECA DO POMBO-Silverinha
CHAGUINHA-Rabicó e Besouro2
JULIO BRAGA-Besouro 1
ALEXANDRE MARQUES-Quindim
JOSÉ MAYER-Burro falante
IVAN SETTA-Burro falante
CACÁ SILVEIRA-Príncipe Escamado
ARY COSLOW-Jabuti
NELSON CAMARGO-Zé Bento
GERMANO FILHO-Elias (1977)
FRANCISCO NAGEN-Elias (1978-1986)
LINA ROSANA-Das Dores
WILSON GREY-Jeca Tatu
THAÍS PORTINHO-Ritinha

Sítio antigo


O programa começou a ser criado em 1976 e teve sua estréia em 7 março de 1977, a locação escolhida foi uma casa em Barra de Guaratiba no Rio de Janeiro, a casa tinha sala, quarto, cozinha e banheiro, mas para o público era passado uma imagem que tinha muito mais cômodos, as internas eram feitas nos estúdios da Cinédia também no Rio de Janeiro.


Os autores e diretores do programa tiveram o cuidado de respeitar a obra de Lobato, apesar de levá-las para os dias atuais, mesclando o cotidiano urbano, representado pelo menino Pedrinho , logo no inicio da obra e um lado extremamente rural tendo seu representante maior o personagem Jeca tatu.


Os bonecos do programa foram criados por Ruy de Oliveira e Marie Loise Néri, os figurinos cuidadosamente criados para dar um ar contemporâneo sem muita modernidade foi desenvolvido por Arlindo Rodrigues que também era responsável pelos cenários.
Durante os nove anos de exibição o programa sofreu várias modificações de elenco, autores e diretores, tendo sempre a direção geral de Geraldo Case.


A trilha sonora foi feita por compositores de peso e representados por grandes nomes da música popular brasileira como, Gilberto Gil, João Bosco, Doces Bárbaros, Jards Macalé entre outros. Em 1979 foi criada uma nova trilha sonora, desta vez os próprios atores participavam do disco representando seus respectivos personagens da tv, já em 1983 o compositor Ricardo Vilas criou uma trilha complementar para os personagens, tendo no disco nomes como Gonzaguinha, Beto Guedes e Nana Caymmi.


Foram feitos dois especiais infantis baseado na obra de Lobato e intitulado Pirlimpimpim, comemorando com grande sucesso o centenário do autor. No especial Baby Consuelo, Moraes Moreira, Bebel Gilberto e Ricardo Graça Mello davam vida aos personagens.