13 maio 2009

Produção


Um ano antes da estréia, o projeto do Sítio do Picapau Amarelo já estava em fase de concepção e produção. O cenário do programa começou a ser construído nessa época: em um sítio em Barra de Guaratiba, Rio de Janeiro, foi erguida uma casa com vários cômodos, varanda e celeiro, além de uma horta, pomar e jardim. O infantil também tinha cenas gravadas nos estúdios da Cinédia, no Rio de Janeiro. - Técnicas de efeitos especiais foram utilizadas pela produção do Sítio do picapau amarelo, como o chromakey – recurso que permite que a imagem captada por uma câmera possa ser inserida sobre outra, criando-se a impressão de primeiro plano e fundo. Assim, podiam aparecer na tela personagens de tamanhos diferentes. - Todos os cenários e figurinos ficaram sob a responsabilidade de Arlindo Rodrigues. - Os bonecos eram todos brasileiros, criados por Rui de Oliveira e Marie Louise Neri.

3 comentários:

  1. Pablo! Gostei muito da sua iniciativa de escrever este Blog sobre o Sítio antigo, apesar de você ser tão jovem. Eu tinha 6 anos quando o ele estreou na Globo em 1977, e você não imagina como foi especial... inesquecível para aquela geração.
    Muito do que sou hoje eu devo ao programa, seu conteúdo pedagógico e respeito pela imaginação e inteligência das crianças. O Sítio era simples e rico! Coisas de Lobato...
    Obrigado!
    eliezerqueres@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!! Meu nome é Fátima e junto com o Eliezer e outros amigos da comunidade do Sítio no orkut estamos fazendo um movimento chamado: SOS - QUERO O MEU SÍTIO DE VOLTA!! Este projeto é voltado para arevitalização do antigo Sítio em Barra de Guaratiba que encontra-se praticamente em ruínas e lá estamos querendo realizar a sua levantada com um espaço cultural e entretenimento. Contamos com ajuda de todos. Acessem o vídeo da campanha feito pelo Elizer onde vcs tb encontrarão o link para a comunidade no orkut: http://www.youtube.com/watch?v=ayWwAR-u-3c Maiores informações: faimabrandao@yahoo.com.br
    Obrigado e abraços a todos

    ResponderExcluir
  3. para você ver como o sitio era um programa tao preocupado com detalhes e uma casa foi construida para um programa que só ia durar uma semana,e quee só depois decidiram prolongar o programa.

    ResponderExcluir