24 maio 2009

Reportagem: O Início



No início dos anos 70 a Globo e a TVE (TV Educativa) do Rio de Janeiro fizeram em parceria o seriado "Pluft, o Fantasminha" - com Dirce Migliaccio no papel de Pluft -, obra de Maria Clara Machado. E em São Paulo a Globo também fez uma co-produção com a TV Cultura, ao fazer "Vila Sésamo". Ambas séries fizeram grande sucesso com as crianças. Porém, a parceria com a TV Cultura não dava tão certo como a com a TVE, já que a Globo pretendia centralizar toda sua produção no Rio de Janeiro.


Assim, após o fim de "Pluft, o Fantasminha" a Globo queria continuar mantendo mais de um sucesso no ar. Surgiu então em 1973 a idéia de fazer uma nova adaptação do "Sítio do Picapau Amarelo". E os cuidados com a trama foram maiores do que os das versões anteriores, chegando a construir um sítio na Barra de Guaratiba, no Rio de Janeiro. Uma grande equipe de educadores e psicólogos foi montada para ajudar a fazer esta versão.


A TVE e a Globo então lançam um programa-piloto em 7 de março de 1973, com base no livro "Don Quixote", de Monteiro Lobato. Testam a audiência e dá certo a produção... Ali, pela primeira vez, aparece uma Emília diferente... A ex-"Pluft" Dirce Migliaccio torna-se uma boneca com uma roupa feito de diferentes retalhos e um cabelo totalmente colorido, fugindo completamente da concepção da Emília lobatiana. Há duas explicações para o fato: uma é por causa da época, que se abusava das cores e texturas diferentes da moda, vinda de um visual da Jovem Guarda. Outro é o fato de o "Sítio do Picapau Amarelo" ter sido um dos primeiros programas coloridos de nossa televisão, já que a cor estreou no Brasil um ano antes.



Depois de conseguir o sucesso com o piloto, eles preparam tudo para que em 1976 começasse a ser feita uma grande produção para a volta do "Sítio". E o mesmo estreou novamente em 7 de março, agora do ano de 1977. Ia ao ar de segunda à sexta e em dois horários (17h25 e reprisados às 21h). Foram quase 10 anos no ar, com 1436 capítulos sendo feitos e um prêmio da UNESCO como melhor programa infantil do ano de 1979. Chegou a ser internacionalizada para diversos países dos 5 continentes. Deixou de ser produzida só em 31 de janeiro de 1986, quando o contrato da Globo com a família de Lobato terminou. "A Trilha das Araras" foi a última trama a ser feita nesta co-produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário