Depois da aventura no Reino Das Águas Claras Pedrinho e Tio Barabé vão passear na mata e encontram uma onça , o menino e o velho sobem em uma árvore para tentar escapar do animal, mas a fera não vai embora, Tio Barnabé olha e volta e encontra pó de mico na árvore e Pedrinho taca na cara da onça.
31 julho 2009
30 julho 2009
Visconde ganha vida!
29 julho 2009
Turma visita o Reino das águas Claras
Pedrinho, Narizinho e Emília (ainda uma simples bonequinha de pano sem fala) partem para as aventuras que maravilharam crianças ao longo dos anos, como a visita ao Reino das Águas Claras onde conhecem o Príncipe Escamado e toda a sua corte. É lá que Emília ganha a pílula falante do Doutor Caramujo, que a turma conhece a azeda Dona Carochinha e o Pequeno Polegar que estava fugindo dos livros da baratinha.
28 julho 2009
Príncipe Escamado pega Emília!
Depois de Narizinho se encantar com a vaquinha, a menina vai passear. Pedrinho se interessa muito no Saci e quer descobrir mais sobre o capetinha. Narizinho deixa Emília encostada em uma pedra e entra no Reino Das Águas Claras, Príncipe Escamado aparece pega Emília e leva para o fundo do rio, deixando Narizinho preocupada.
27 julho 2009
Pedrinho encontra Tio Barnabé
Tia Nastácia, Pedrinho e Narizinho vão até o ribeirão pescar, depois todos voltam para o sítio. Pedrinho encontra o boneco Visconde e quando o Tio Barnabé aparece para fazer uma visita ao menino, o neto de Dona Benta larga o boneco na estante e vai falar com o velho. Os dois conversam sobre o Saci Pererê, quando o velho vai ensinar como pegar, Benta e Narizinho chegam com uma nova vaquinha os dois param a conversa e vão ver.
26 julho 2009
Pedrinho faz o Visconde
Pedrinho chega ao sítio montado em seu cavalo, todos comemoram a chegada do menino. O neto de Dona Benta faz o Visconde de Sabugosa de um sabugo de milho. Depois de muito se divertirem, vão até o galinheiro e Pedrinho e Narizinho se encantam com o nascimento dos novos pintinhos do sítio, Pedrinho se desespera ao saber que esqueceu o Visconde em algum lugar do sítio.
25 julho 2009
Pedrinho Rumo ao sítio!
Pedrinho sonha com o Sítio do Picapau Amarelo no trem. Narizinho volta todo o caminho percorrido com a charrete e encontra a Emília. A mando do turco Elias, dois sujeitos estranhos vão ao sítio à procura do neto de Dona Benta que julgam ser adulto e perigoso. Enquanto Narizinho, Dona Benta e tia Nastácia estão às voltas com os preparativos pra chegada de Pedrinho, ele chega de trem em Tucanos e parte em seu cavalinho rumo ao sítio.
24 julho 2009
Narizinho deixa Emília cair da charrete
Em uma das primeiras cenas Narizinho vai com a Tia Nastácia até a venda do Elias. Na charrete ainda tem a Emília e o Rabicó, o porco ao chegar na venda come algumas liguiças. Pedrinho ancioso está no trem para ir para o sítio. Nastácia compra o que é preciso e ela e a menina vão embora. Emília cai da charrete e a menina percebe quando chega na casa de sua avó...
23 julho 2009
Universo Mágico
Com preocupação da atualidade dos episódios, o diretor Geraldo Casé conta que colocou um aparelho de televisão na sala de Dona Benta, embora nem sempre fosse ligado. Apesar dessas medidas o programa procurava ser fora do tempo exibido. Houve a procupação de não urbanizar a parte rural, para não perder o contraste vivido por uma crinaça que sai do centro urbano e vai para um sítio.
22 julho 2009
Curiosidades
A designação ideal referente ao formato do programa chama-se "seriado", devido a sua divisão em episódios que formam histórias fechadas, com duração variável, e padronizadas em quatro semanas a partir da segunda temporada (1978). Essa foi a mais conhecida de todas as versões e a quarta produzida pela televisão brasileira, tendo sido as anteriores: na TV Tupi (entre 1951 e 1962, ao vivo), na TV Cultura (em 1964) e na Rede Bandeirantes, (entre 1967 e 1969, com a atriz Lucia Lambertini interpretando a Emília).
21 julho 2009
Curiosidades
Em 1979, a Unesco elegeu o "Sítio do Picapau Amarelo", como um dos melhores programas infantis do mundo.
Com o fim da série, em 1986, a Rede Globo ficou exatamente 9 anos sem investir em séries para a programação da tarde, porém em 1995, voltou a exibir em grande escala: com Malhação, um seriado adolescente.
20 julho 2009
Curiosidades
A Emília dos livros de Monteiro Lobato (segundo o livro "A Reforma da Natureza") tinha os cabelos da cor castanho-escuro e era morena. Já a adaptação da obra do escritor feita pela Rede Globo, apresentava uma Emília diferente,com cabelos e vestidos bem coloridos. O motivo era a moda da época, que abusava bastante das cores (costume vindo da Jovem Guarda).
19 julho 2009
Curiosidades
18 julho 2009
Curiosidades
17 julho 2009
Curiosidades
16 julho 2009
Curiosidades
15 julho 2009
Curiosidades
Alguns personagens do 'Sítio' tiveram vários intérpretes. Emília teve três. Ao lado, em 1982, é vivida por Reny de Oliveira. Júlio César e Rosana Garcia, por já estarem crescidos demais, também foram substituídos nos papéis de Narizinho e Pedrinho. Dona Benta foi vivida por Zilka Sallabery durante 9 anos.
14 julho 2009
Visconde e Emília
13 julho 2009
O Primeiro Capítulo
12 julho 2009
Curiosidades
11 julho 2009
Júlio César e Rosana Garcia deixam o programa!
Júlio César e Rosana Garcia deixaram o elenco do programa na última história levada ao ar em 1980 – que teve 30 capítulos e se chamou A máscara do futuro. Os dois estavam muito crescidos para os papéis de Pedrinho e Narizinho. Para escolher seus substitutos, a Rede Globo promoveu uma campanha e recebeu cerca de 7.000 cartas de crianças de todo o país. Depois de dezenas de entrevistas e testes, Daniele Cristina Rodrigues e Marcelo José Patelli foram os escolhidos e, no ano seguinte, já integravam o elenco da série.
10 julho 2009
Efeitos Especiais
Técnicas de efeitos especiais foram utilizadas pela produção do Sítio do picapau amarelo, como o chromakey – recurso que permite que a imagem captada por uma câmera possa ser inserida sobre outra, criando-se a impressão de primeiro plano e fundo. Assim, podiam aparecer na tela personagens de tamanhos diferentes. Como no episódio A Chave do Tamanho, onde Emília faz todos ficarem pequenos.
09 julho 2009
Rosana Garcia
Aos 9 anos, em março de 1977, Rosana Garcia começava a encarnar a personagem pela qual ainda é lembrada três décadas depois. “Ainda hoje as pessoas vêm falar comigo. Estou com 44 anos, mas serei Narizinho sempre”, diz ela, referindo-se à personagem do Sítio do Picapau Amarelo. “Era um trabalho muito gostoso. Eu brincava como se estivesse mesmo num sítio”, conta Rosana, que, nas gravações e nos intervalos, aproveitava para subir em árvores e brincar com os bichos usados em cena. Na época, ela passava praticamente o dia inteiro vivendo as aventuras imaginadas por Monteiro Lobato: ia à escola pela manhã e depois gravava até a noite. Isso contribuiu para criar um clima de família entre o elenco. “Ficávamos mais lá do que em casa. Se essa aproximação já acontece em uma novela, que dura oito meses, imagine em um programa que durou anos”, diz. Por volta dos 12 anos, Rosana precisou deixar o Sítio, pois ela e o ator Júlio César, que fazia o Pedrinho, já estavam crescidos demais para interpretarem os netinhos de Dona Benta. Passou o bastão para Daniele Cristina Rodrigues e conta que, no início, sentiu ciúme da substituta. “Era difícil ver outra menina chamando a Zilka Salaberry de vó e ouvi-la responder ‘Minha netinha’”, conta, referindo-se à atriz que imortalizou a personagem Dona Benta.
Reportagem da revista Isto é Gente
08 julho 2009
Curiosidades do cenário do sítio
Você sabia que a primeira versão do Sítio do Picapau Amarelo (1977) era gravada em um sítio de verdade? O cenário começou a ser construído um ano antes da estreia do programa, em um sítio em Barra de Guaratiba, no Rio de Janeiro. No local foi erguida uma casa com vários cômodos, varanda e celeiro, além de uma horta, pomar e jardim. Apesar de todo o aparato, algumas cenas eram gravadas nos estúdios da produtora Cinédia, no Rio de Janeiro. Como por exemplo o episódio Peninha, o menino invisível onde todo o cenário era feito de madeira para representar o País das Fábulas.
07 julho 2009
06 julho 2009
Major Agarra e não larga mais
05 julho 2009
04 julho 2009
03 julho 2009
Sítio
02 julho 2009
01 julho 2009
Assinar:
Postagens (Atom)